Motofretista e Mototaxista

Motofretista e Mototaxista

image-02-01

Sobre o Curso

Os cursos de MOTOFRETE e MOTOTAXISTA estão sendo ofertados por este Instituto na modalidade à distância, em parceria com os Centros de Formação de Condutores Credenciados, devendo o interessado pesquisar um dos CFCs autorizados pelo DETRAN/PR.

Com essa modalidade EAD, temos como objetivo atender as necessidades dos profissionais, que trabalham e não dispõem de tempo suficiente para a realização do curso presencial.

IMPORTANTE: à partir de 02/02/2013 estes cursos serão exigidos aos profissionais pela fiscalização de trânsito).

I - A carga horária total do curso é de 30 horas-aula, sendo:

PARTE TEÓRICA - À DISTÂNCIA
20 horas/aula destinadas ao Módulo I (Básico) e 5 horas/aula ao Módulo II (Específico)

PARTE PRÁTICA - PRESENCIAL
5 horas/aula ao Módulo III (Prática de Pilotagem Profissional).

OBS: NÃO SÃO TODOS OS CFCs QUE ESTÃO AUTORIZADOS A OFERTAR E MINISTRAR O CURSO, SEJA NA MODALIDADE PRESENCIAL OU À DISTÂNCIA. CONSULTE A LISTA ATUALIZADA DO DETRAN/PR.

http://200.189.116.10/detran-habilitacao/consultaPublicaCFC.do?action=iniciarProcesso

Normas Gerais

I - O aluno que optar por fazer o curso EAD - Ensino à Distância, deverá procurar um CFC credenciado para a oferta do curso nesta modalidade;

II - Para a participação do curso na modalidade à distância, além de cumprir os requisitos exigidos, o aluno deverá possuir conhecimentos mínimos de Informática, pois o estudo será disponibilizado em um AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, necessitando de um COMPUTADOR e ACESSO À INTERNET.

II - Após proceder a matrícula no curso à distância, em um CFC (antiga AUTO-ESCOLA), o aluno receberá um e-mail com o LOGIN e SENHA de acesso no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem;

III - O sistema permitirá e/ou disponibilizará um período para os estudos, e após finalizá-los (estudo do material-conteúdo exigido), no AMBIENTE DE APRENDIZAGEM, os alunos retornarão ao CFC para o agendamento e realização da prova-avaliação, que não poderá ser inferior a 5 (dias);

IV - A prova será realizada nas dependências do CFC que iniciou o processo-curso, e será disponibilizada ON-LINE, ou seja, deverá ser realizada em um COMPUTADOR, pela INTERNET, sendo a avaliação composta por 30 questões, e tempo limite de 45 (quarenta e cinco) minutos para a conclusão;

V - Considera-se hora-aula o período igual a 50 (cinquenta) minutos.

VII - A carga horária presencial diária será organizada de forma a atender as peculiaridades e necessidades da clientela, não podendo exceder, em regime intensivo, 10 horas/aula por dia.

VIII - O profissional que queira exercer as atividades de motofretista e de mototaxista, ao mesmo tempo, deverá realizar um curso com carga horária total para receber a certificação

em uma atividade e, posteriormente, a qualquer tempo, frequentar apenas 5 horas/aula do Módulo II (Específico) e 5 horas/aula do Módulo III (Prática de Pilotagem Profissional) com

respectivas avaliações.

IX - O curso será ministrado por profissionais habilitados em cursos de instrutores de trânsito e/ou por profissionais que tenham formação (técnica ou superior) afim às disciplinas.

X - Será considerado aprovado no curso, o participante que tiver 100% de frequência e, no mínimo, 70% (setenta por cento) de acerto nas questões relativas ao conteúdo teórico e 70%

(setenta por cento) na avaliação prática. Em caso de reprovação, o participante terá prazo máximo de 30 (trinta) dias para realizar nova avaliação.

XI - Os certificados serão emitidos pelos órgãos, entidades ou instituições autorizadas que ministrarem o curso.

XII - O número máximo de participantes, por turma, deverá ser de 30 (trinta) alunos.

XIII - Para a realização das aulas e da avaliação do Módulo III (Prática de Pilotagem Profissional), a instituição disponibilizará veículos equipados em conformidade à legislação vigente.

XIV - O motociclista profissional realizará curso de atualização a cada 5 (cinco) anos, conforme grade curricular disposta no Anexo II desta Resolução. XI - O curso de atualização deverá coincidir com a data de validade de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

XV - Os motociclistas profissionais aprovados no curso especializado e que realizarem a atualização exigida terão os dados correspondentes registrados em seu cadastro pelo órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, informando-os no campo “observações” da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

Resoluções 410 e 414/2012 - CONTRAN

Art. 3º O inciso XIV do item 5 do Anexo I da Resolução CONTRAN nº410/2012.

passa a vigorar com a seguinte redação:

“XIV - Em curso na modalidade à distância/ semipresencial, sendo o módulo I (básico) e II (específico) à distância e o módulo III (prático), deverá ser realizado na modalidade presencial.”

Pré-Requisitos

REQUISITOS PARA INGRESSO NO CURSO :

• Ter completado 21 (vinte e um) anos;

• Estar habilitado no mínimo, há 2 (dois) anos na categoria “A”;

• Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Módulos e Carga Horária

EM CONSTRUÇÃO

ALUNO - ESTUDE AQUI

EM CONSTRUÇÃO

Cronograma e Avaliações

ALUNOS(as) :

Após concluir o estudo no ambiente virtual de aprendizagem - AVA, à distância, sobre os conteúdos teóricos, você deverá retornar ao CFC que iniciou o curso para a realização da prova presencial ON-LINE, e após continuidade do curso na parte prática - PRÁTICA DE PILOTAGEM.

EAD - ENSINO À DISTÂNCIA

CURSO TEÓRICO - MÓDULOS I e II

PARTE PRESENCIAL EM UM CFC

CURSO PRÁTICO - MÓDULO III

Amparo Legal - Autorização

Nosso Instituto está devidamente credenciado pelo DENATRAN, com a devida homologação dos cursos e do material didático.

Portarias 42/2012 e 535/2012.

Resoluções 410 e 414/2012 do CONTRAN

Matrícula

EAD - ENSINO A DISTÂNCIA

PROCURE UM CFC (antiga auto-escola) CREDENCIADO NO DETRAN/PR, QUE OFEREÇA O CURSO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA.

Dúvidas? Ligue (41) 3222-0250